quarta-feira, agosto 27, 2008

Exu Guardião

Por que assentar o Exu Guardião?


por RUBENS SARACENI

Todos os que conhecem a Umbanda e os demais cultos afro brasileiros sabem que, antes de qualquer trabalho ser iniciado, é preciso ir até a tronqueira ou casa de Exu e firmá-lo, para que ele possa atuar por fora do espaço espiritual do templo (Tenda ou Ilê Axé), protegendo-o das investidas de hordas de espíritos “caídos” que estão atuando contra as pessoas que buscam auxílio espiritual e religioso que possa livrá-las dessas perseguições terríveis.

Para que um trabalho transcorra em paz, harmonia e equilíbrio, e para que os guias espirituais possam atuar em benefício das pessoas e trabalhar os seus problemas, é preciso que tronqueira esteja firmada, porque assim, ativada, ela é um portal para o vazio relativo regido pelo senhor Exu guardião ligado ao Orixá de frente do médium dirigente do templo.

Um Exu guardião é assentado na tron­queira, e vários outros são “firmados” dentro dela, sendo que estes estão ligados a outros senhores Exus guardiões de reinos e de domínios regidos por outros Orixás.

Os outros não podem ser assentados, senão dois vazios relativos se abrem “ao redor” do espaço espiritual “interno” do templo, e a ação de um interfere na do outro.

Um só Exu guardião é assentado, e todos os outros são só “firmados” na tronqueira, pois, se dois forem assentados na mesma, a ação de um interferirá na ação do outro vazio relativo aberto no “lado de fora” do templo.

Assentar o Exu e a Pombagira guardiã no mesmo cômodo ou “casa de esquerda” é aceitável, porque o campo de ação dele se abre no “lado de fora” e o campo dela abre-se para dentro do “lado de dentro” do templo, criando apolarização com o campo do Exu guardião.

• O campo do Exu guardião é o vazio relativo que se abre no lado de fora do espaço espiritual interno do templo.
• O campo da Pombagira guardiã é o “abismo” que se abre para “dentro”, a partir do espaço espiritual interno do templo.
• Esses dois Orixás são indispensáveis para o equilíbrio de um trabalho espiritual, porque um atua por fora e o outro atua por dentro do templo.
• Um se abre para fora, repetindo o mistério das realidades, e o outro se abre para dentro, repetindo o mistério das dimensões.
• Exu retira do “espa­ço infinito” tudo e todos que estiverem gerando desequilíbrio ou causando desarmonia.
• Pombagira recolhe ao âmago do espaço in­finito tudo e todos que o estiverem desarmoni­zan­do.
São duas formas pare­cidas de atuação, mas Exu retira, e Pombagira inte­rioriza.

Comparando o espaço infinito com um vulcão, Exu seria o ato de erup­ção, quando ele descarrega a intensa pressão interna. Já a ação de Pombagira, seria a das rachaduras internas , que a pressão abre dentro da crosta, nas quais correm e acumulam-se toneladas de lava vulcânica, que se acomodam e, lenta­mente, se resfriam e se cristalizam, gerando enormes acúmulos de minérios e cristais de rochas.

Exu e Pombagira são indispensáveis aos trabalhos espirituais, porque junto com os consulentes vêm todas as suas cargas energéticas e vibratórias negativas; suas cargas espirituais e elementais que sobrecarregam o espaço espiritual interno, que deve ter essas duas “válvulas” de escape funcionando em perfeita sintonia e sincronizadas com todo o trabalho que está sendo realizado pelos guias espirituais.

Se essas “válvulas” estiverem fun­cionando bem, o trabalho realizado não sobrecarregará os guias espirituais que trabalharam pelas pessoas. Porém se não funcionarem corretamente, eles terão que recolher todas as sobrecargas e irem descarregando-as lentamente nos pontos de forças da natureza, mas à custa de muitos esforços.

Portanto, com isso entendido, espe­ra­mos que os umbandistas entendam o porquê de terem que firmar seu Exu e sua Pombagira antes de abrirem seus trabalhos espirituais.

Exu e Pombagira geram muitos fato­res e executam muitas funções na Criação e, em algumas dessas funções, formam linhas de trabalhos espirituais.

Eles também formam pares. Em algumas oca­siões são complemen­ta­res; em outras, são opos­tos; em outras, são com­plementares e opostos ao mesmo tempo.

Só pelas suas funções aqui já descritas, tornam-se indispensáveis à paz, à harmonia e ao equilíbrio dos trabalhos espirituais realizados pelos médiuns umbandistas, tanto os realizados dentro dos centros quanto os realizados fora dele.

Afinal, não são poucos os médiuns que, movidos pela bondade, vão até a residência de pessoas com graves problemas ou demandas para ajudá-las e, por não tomarem a precaução de firmar Exu e Pombagira antes de trabalhar para elas, ao invés de ajudá-las realmente, só pegam cargas que irão desequilibrá-los também.

Para se fazer um bom trabalho na residência de alguém, assim que chegar, deve-se ir até o quintal, riscar um ponto de Exu, colocar um copo com pinga, firmar as velas nos seus pólos mágicos e invocar o Orixá Exu e o seu Exu guardião, pedindo-lhes que descarreguem todas as sobrecargas e recolham todas as demandas feitas contra os moradores da casa e até contra ela.

O mesmo deve ser feito com Pomba­gira para que, só então, o médium comece a trabalhar espiritualmente, porque, aí sim, todas as cargas e demandas terão por onde ser descarregadas. E mesmo as entidades negativas que tiverem de ser transportadas para que recolham suas projeções negativas virão de forma ordenada e equilibrada, não causando nenhum problema durante o trabalho.

Quando se vai com alguém na natureza para descarregá-lo, tanto o médium deve firmar suas forças em sua casa como deve, pelo menos, firmar Exu ou Pombagira no campo vibratório escolhido, para não ter contratempo algum durante o trabalho de descarr ego na natureza.

São medidas indispensáveis para que um bom trabalho seja realizado e tudo transcorra em paz.
Esperamos ter conseguido transmitir os fundamentos necessários para que o ato de “firmar” a esquerda não seja mal interpretado, e sim visto como indis­pen­sável para que bons trabalhos sempre sejam realizados, tanto em benefício próprio quanto dos nossos semelhantes.


Texto extraído do livro:
“Orixá Exu - Fundamentação do Mistério Exu na Umbanda”
Rubens Saraceni - Lançamento Editora Madras

domingo, agosto 24, 2008


terça-feira, agosto 12, 2008

Dia 13 de Agosto, dia de Hécate

No 13 de agosto é celebrado o dia de Hécate, a senhora das encruzilhadas. Procure sintonizar neste dia com aquilo que quer eliminar de suas vidas, os obstáculos, as energias intrusas e pedir auxilio a Hecate para abrir os seus caminhos.



HÉCATE – A Senhora das encruzilhadas.

Hécate é uma Deusa que tem inúmeros atributos e provavelmente seja a Deusa menos compreendida da mitologia grega. Ela não reina apenas sobre
a bruxaria, a morte, mas também sobre o nascimento, o renascimento e a
renovação.

Ela era evocada pelos gregos para protege-los dos perigos e das maldições.
Para uns era filha de Perseu e Asteria e mãe de Scyylla, para outros era filha de Nyx, a noite. Alguns historiadores dizem que ela era apenas uma das Fúrias e que ganhou proeminência com o tempo.

Historicamente, Hécate é uma Deusa que se originou nos mitos dos antigos karianos, no sudoeste da Asia menor, e foi assimilada na religião grega a partir do seculo 6 a.C.

Hekat, uma antiga palavra egipcia que significa "Todo o poder",e que pode ser a origem do nome Hécate. Entre os romanos era chamada de Trívia, em virtude de sua conexão com as encruzilhadas triplices.

Outra possibilidade para o significado de seu nome esta nas relações das frases: "Ela que trabalha seu desejo" e o mais comum seria "Aquela que é distante' ou "A mais brilhante"!

Hécate foi adotada pela mitologia Olimpica após os Titãs serem derrotados, e seu culto perdurou entre os gregos até tempos tardios. Era considerada tão importante que os gregos acreditavam que o proprio Zeus lhe rendia culto e oferendas e teria-lhe concedido o direito de compartilhar com Ele o poder de conceder ou reter os desejos dos humanos e os domínios da Terra, céus e mares.

Existiram pouquíssimos Templos dedicados a Hécate e os poucos que foram encontrados são de escassa informação ou não totalmente documentados. Muitos dos Santuários devotados a Ela eram pequenos e não tinham grandes ou preciosos materiais.

Existem estátuas que a representam, mas são quase todas copias romanas e é difícil saber o quão fiés elas sejam das originais.
Considerada uma Deusa Triplice, classicamente fazia uma trindade com Perséfone e Deméter. Ao contrário da visão moderna pagã, Hécate era considerada a donzela, enquanto Perséfone era a mãe e Deméter a anciã.

Hécate era evocada nas encruzilhadas durante à noite. Suas representações mostram-na carregando tochas e muitas vezes aparecendo como uma Deusa Tríplice com três faces. Oferendas eram deixadas à ela nas margens das estradas e nos cruzamentos.

Era a padroeira das Bruxas e em alguns lugares da Tessália, cultuada por grupos exclusivos de mulheres sob a luz da Lua.

A Deusa possui inúmeros titulos.

Como Propylaia, que significa:"Aquela que fica na frente do portão", Hécate oferecia proteção contra o mal,especificamente contra espiritos malígnos e maldições. Neste aspecto, seu culto era realizado nos portões de entrada, onde estátuas eram colocadas em sua homenagem.

sábado, agosto 09, 2008

Caixa de Pandora

Caixa de Pandora

A Caixa de Pandora refere-se às emoções negativas. Reza a lenda que, quando a caixa foi aberta, todos os "males" fugiram para o mundo, restando no fundo apenas a esperança. Assim, a esperança tem alimentado a ilusão das grandes massas, enquanto os chamados "males" poderiam se tornar num portal para a transcendência. Explico melhor.

O que a humanidade tem chamado de "males"? Justamente as emoções negativas. Não costumo assistir televisão, mas ontem, em cinco minutos que observei uma novela, não deparei um só instante em que não houvesse uma crise emocional. Toda a sociedade investiu no sentimentalismo, quando poderia ter investido na sensibilidade. O sentimentalismo é formado por emoções baseadas na mais completa inconsciência, enquanto a sensibilidade baseia-se justamente no seu inverso, na consciência.

De novo, o que são os "males"? O que escapou realmente da caixa? Toda essa energia obscura que poderia ter sido usada justamente para o autoconhecimento e a auto-superação. O trato com o obscuro necessita da mais completa consciência e responsabilidade, sob pena de recair no maniqueísmo. O Satanismo, ao contrário, adota a ambivalência, que é o uso produtivo das polarizações e, daí, a unicidade.

Curiosamente, os "males" só são "males" no sentido maniqueísta do termo, a partir do momento em que se usam os "males" de modo producente já se tornaram "bens". A chave está na producência. O caráter ontológico dessas polaridades é sempre subjetivo e relativo.

Assim, uma tristeza imensa pode ser canalizada para algo imensamente criativo, ocorre em várias obras de arte. Do mesmo modo, a raiva é conhecida como uma energia poderosa, podendo ser direcionada para uma tarefa árdua com proveito. A preguiça pode proporcionar uma excelente meditação. Etc. Etc. Etc.

Destarte, a esperança deve realmente conhecer o seu lugar e permanecer guardada dentro da caixa. Descarte-se a esperança para abrigar o valioso elemento da dúvida, do questionamento, do empirismo pessoal, afim de que o ser humano rompa os seus próprios limites e reconquiste plenamente o seu ser.

__

[As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]


------------------------------------

"Não se deve esquecer a seguinte regra: o inconsciente de uma pessoa se projeta sobre outra pessoa, isto é, aquilo que alguém não vê em si mesmo, passa a censurar no outro. Este princípio tem uma validade geral tão impressionante que seria bom se todos, antes de criticar os outros, se sentassem e ponderassem cuidadosamente se a carapuça que querem enfiar na cabeça do outro não é aquela que se ajusta perfeitamente a eles."

JUNG, Carl Gustav. Civilização em transição. Petrópolis: Vozes, 1993, cap. I, § 39, vol. X/3 das Obras Completas.

"The true person is
Not anyone in particular;
But, like the deep blue color
Of the limitless sky,
It is everyone, everywhere in the world."

Dogen 1200 to 1253


“Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se
sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro”.

Clarice Lispector

Mel

Mel, canela e muita saúde!


A gente pensa que já sabe muita coisa sobre ele,
mas sempre aparece mais uma utilidade desse verdadeiro tesouro
produzido pelas abelhas. Recentemente, descobri que mel é um excelente
cicatrizante de ferimentos, queimaduras e cortes de qualquer tipo,
inclusive de cortes cirúrgicos!

Além da máscara esfoliante, hidratante e nutritiva,
receitada por Susana no comentário do penúltimo post,
tem uma lista de maravilhas que podem ser feitas com mel,
que veio de um doce amigo e que repasso abaixo,
quase integralmente(com algumas correções).

É preciso cuidado na hora de comprar mel.
Verificar sua origem e composição é indispensável,
para não acabar levando água fervida com açúcar e limão,
muitas vezes encontrada nas barraquinhas de vendedores
ambulantes e até em mercados.

Não vou perder a chance de falar bem dos que são produzidos aqui em Santa Catarina.
São maravilhosos!
E por mais caro que possa parecer, o mel ,
por tudo o que pode ser feito com ele, é uma pechincha!

Tem um vidro com um restinho de mel, já açucarado, esquecido lá no fundo da prateleira?
Use. Mel não tem vencimento.
Para recuperar a forma líquida é só aquecer em banho-maria, lentamente.
Jamais em microondas!
Se a quantidade de mel for pequena, basta colocar a vasilha dentro
de uma outra com água quente e aguardar alguns minutos.
Para que o mel não açucare guarde fora da geladeira e longe de muita claridade.

Vamos às mil e uma utilidades, informações e novidades!


USE REGULARMENTE NO CAFÉ DA MANHÃ


1) DOENÇAS DE CORAÇÃO:
Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente
no café da manhã no lugar de manteiga e geléia .
Reduz o colesterol nas artérias e previne problemas no coração.
Também previne novos enfartos nas pessoas que já tiveram um antes.
O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração.
Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos,
descobriu-se que o mel com canela revitaliza as artérias
e veias dos pacientes idosos e as limpa.
O uso regular dessa pasta também alivia a perda da respiração
e fortalece as batidas do coração.
Na América e no Canadá, várias casas de assistência a idosos utilizam
o método para proteção aos pacientes, notando-se que a canela revitaliza artérias e veias.


2) ARTRITE:
Misturar uma xícara de água quente com duas colheradas de mel e
uma colherzinha de canela em pó.
Beber uma de manhã e uma de noite.
Se tomar com freqüência pode até curar a artrite crônica.
Numa pesquisa feita na Universidade de Kopenhagen os médicos deram aos seus
pacientes diariamente, antes do café da manhã, uma colherada e mel e 1/2 de canela em pó.
Em uma semana, de 200 pacientes que seguiram o tratamento,
75 deixaram de ter dor inteiramente.
Um mês depois todos os pacientes estavam livres da dor,
mesmo aqueles que quase não conseguiam caminhar.


4) COLESTEROL:
Duas colheres de sopa de mel e três colheres de chá de canela,
misturadas a meio copo de chá, são capazes de reduzir em 10% o nível de colesterol no sangue dentro de 2 horas. Como mencionado para pacientes artríticos,
se tomado 3 vezes ao dia, ajuda a curar o colesterol crônico.
Além disso, mel puro tomado com comida diariamente alivia reclamações de colesterol.


5) INFECÇÕES DE BEXIGA:
Tome duas colheres de sopa de pó de canela e uma colher de chá de mel
dissolvidas em um copo de água morna.
A mistura destrói os germes na bexiga.


6) INFECÇÕES DE RINS:
Um copo de água morna misturada com duas colheradas de canela em pó e
uma colherada de mel, mata os germens que produzem infecção nos rins.
Tomar de manhã e de tarde até que a infecção acabe.


7) SISTEMA IMUNE:
O uso de mel e pó de canela diariamente fortalece a imunização de nosso sistema
protegendo o corpo de bactérias e ataques virais.
Os cientistas provaram que o mel tem várias vitaminas e grande concentração de ferro.
O uso constante do mel fortalece os corpúsculos de sangue brancos
para lutar contra bactérias e doenças virais.


8) MORDIDAS DE INSETO:
Misture uma parte de mel a duas partes de água morna e acrescente
uma colher de chá de pó de canela, fazendo uma pasta.
Massageie o local picado, lentamente, e a dor cederá dentro de um ou dois minutos.


9) PERDA DE CABELO:
Os que têm problemas de perda de cabelo, ou calvície, podem aplicar
uma pasta feita com azeite quente, uma colher de sopa de mel e uma colher
de chá de pó de canela antes do banho.
Aguardar de 5 a 10 minutos e lavar o cabelo normalmente.


10) DOR DE DENTES:
Faça uma pasta de uma colher de chá de pó de canela e cinco colheres de chá de mel
e aplique no dente dolorido. A aplicação pode ser feita 3 vezes por dia.


11) CALAFRIOS: (Resfriado)
Os que sofrem de calafrios, comuns ou severos,
devem tomar diariamente uma colher de sopa de mel morno
com ¼ de colher de pó de canela durante 3 dias.
Este processo cura tosse crônica, o frio e compensará os seios.


12) ESTÔMAGO DE POMBO:
O Mel tomado com o pó de canela alivia dores de úlceras de estômago.
Tomar duas vezes ao dia, após as principais refeições.


13) GASES:
Segundo estudos feitos na Índia e no Japão, o estômago ficará aliviado de gases,
se o mel for tomado com o pó de canela, duas vezes ao dia,
após as principais refeições.


14) INDIGESTÃO:
O pó de canela, salpicado em duas colheres de sopa de mel e ingerido antes da comida,
alivia a acidez e ajuda na digestão de refeições pesadas..


15) INFLUENZA:
Um cientista na Espanha comprovou que o mel contém o ingrediente natural
que mata os germes da"influenza" e protege o paciente contra seu ataque.



16) LONGEVIDADE:
Chá feito com mel e pó de canela, quando tomado regularmente,
detém as devastações da idade.
Ferva 4 colheres do mel, 1 colher de pó de canela e 3 xícaras de água, para fazer um chá.
Beba ¼ de xícara 3 a 4 vezes por dia.
Serve para manter a pele fresca e suave além de permitir maior longevidade,
fazendo com que você execute pequenas tarefas com muito mais facilidade.


17) BORBULHAS OU PÊLOS ENCRAVADOS:
Fazer uma pasta com três colheres de sopa de mel e uma colher de chá de canela em pó.
Aplique-a nos pêlos encravados, antes de dormir, e lave-as na manhã seguinte com água morna.
Se feito diariamente durante duas semanas,
ela retira as borbulhas da raiz.


18) INFECÇÕES DE PELE:
Aplicação de mel e pó de canela, em partes iguais sobre as partes afetadas,
curam eczema, tinha e todos os tipos de infecções de pele.
Usar após o banho, sobre a região bem limpa.


19) CÂNCER/CANCRO:
Pesquisa recente no Japão e Austrália revelou que tanto o câncer do estômago
como o de ossos foram curados com sucesso.
Os pacientes que sofrem dessas espécies de câncer devem tomar
diariamente aquela colher de sopa de mel com uma colher de chá de pó de canela,
durante um mês, 3 vezes por dia.


20) FADIGA:
Os estudos recentes mostraram que o conteúdo de açúcar do mel
é mais útil que nocivo à força do corpo.
As pessoas idosas que recebem o mel e o poder da canela
em partes iguais são mais vigilantes e flexíveis.
Doutor Milton, o responsável pela pesquisa,
afirma que aquele copo de água tomado com meia colher de sopa de mel
salpicada com pó de canela, diariamente ao levantar e à tarde,
aproximadamente às 15h, quando a vitalidade do corpo começa a diminuir,
revigora a vitalidade do corpo dentro de uma semana.


21) MAU HÁLITO:
A primeira coisa a fazer pela manhã é um gargarejo
com uma colher de chá de mel e pó de canela.

Modo de fazer:
misture o pó de canela em água quente, e depois coloque o mel.
Assim a respiração se mantém fresca por todo o dia.


22) PERDA DE AUDIÇÃO:
Fazer uso diário de mel e pó de canela,
tomado em partes iguais, melhora a audição.


23) RESFRIADOS
Para curar completamente sinusites, tosse crônica e resfriados comuns ou severos,
misturar uma colherada de mel morno com 1/4 colherada de canela em pó
e tomar com freqüência.


24) PARA PERDER PESO
Diariamente, meia hora antes de deitar e meia hora antes de tomar café,
beba mel com canela fervido numa xícara de água.
Se beber todo dia reduz o peso até de pessoas muito obesas


25) DOR DE GARGANTA
Tome de quatro em quatro horas uma colherada de mel misturada com
meia colher de vinagre de maçã.


IMPORTANTE:
Observações muitíssimo importantes:

- Esta é uma lista sugerida de benefícios do mel e não uma lista de recomendações médicas.
Quem precisa de atenção de médico ou de dentista deve procurar
esses profissionais e confirmar a possibilidade de seu uso durante qualquer tratamento.

- Crianças até um ano de idade não devem comer mel,
sob risco de terem reações que podem levar a óbito.
Só deve ser usado mel na alimentação infantil,
depois de consultar um pediatra.

- Depois de misturado com água o mel pode fermentar.
Melhor preparar só a porção que vai ser consumida no mesmo dia.

- Mesmo que algumas sugestões pareçam estranhas (e até engraçadas)
use mel de vez em quando, nem que seja só para adoçar a vida!

- Sem efeitos colaterais conhecidos, você só não pode usar o mel
e a canela se realmente for alérgico aos produtos.
Porém, alerto as gestantes que antes de tomar qualquer
chá ou medicamento deve consultar o seu médico.

Antes de usar qualquer tratamento, procure conversar com o seu médico.

Outras informações:

Untar com mel uma úlcera diabética pode prevenir a necessidade
de amputar um pé infectado, disseram pesquisadores americanos.

Um médico da Universidade de Wisconsin (norte),
que ajudou seis pacientes diabéticos a evitar a amputação,
lançou um ensaio clínico para promover o uso da terapia com mel.

Essa terapia consiste em introduzir uma grande quantidade de mel dentro da ferida,
depois de se remover a pele morta e as bactérias.

O mel mata as bactérias, porque é ácido e evita complicações de resistência bacteriana,
que ocorrem nos antibióticos tradicionais, disse Jennifer Eddy,
professor na Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade.

"É um assunto tremendamente importante para a saúde mundial",
destacou Eddy.

Os diabéticos têm, tipicamente, circulação deficiente e menos habilidade
para combater infecções e, por fim, as úlceras
podem ser difíceis de tratar.
Uma amputação é praticada a cada 30 segundos no mundo, acrescentou Eddy.

As terapias com mel são utilizadas para tratar úlceras na Nova Zelândia e como uma forma alternativa de medicina na Europa, mas foram menosprezadas nos EUA.

Eddy espera terminar os estudos e publicar os resultados em 2008 ou 2009