domingo, março 09, 2008

O Bicho Papão

Bicho-papão
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O bicho-papão é uma figura fictícia da tradição da maioria das sociedades, que representa uma forma de meter medo às crianças, caso não façam o que lhes é mandado. O bicho papão recebe também outras designações como o homem do saco, coca, ou monstro do armário.

Já na altura das Cruzadas, os muçulmanos da Terra Santa personificavam o bicho papão no rei Ricardo, Coração de Leão, dizendo aos filhos: «porta-te bem senão o melek-ric vem buscar-te».

Todas estas designações estão associadas ao mal que pode ocorrer às crianças caso se afastem ou contrariem os pais; a expressão "porta-te bem senão vem o homem do saco e leva-te" induzia assim o respeito das crianças sobre a eventual negligência deliberada, caso o monstro realmente viesse. Sentindo-se sozinhas e desamparadas, as crianças tendem a obedecer.

Quanto aos nomes conhecidos, existem diferentes comportamentos associados ao monstro:

O bicho-papão come as crianças; é, portanto, um monstro terrível;
A coca também come crianças, e aparece em lugares escuros, como por exemplo, dentro de um armário;
O homem do saco leva as crianças no saco; o que faria com elas deixa-se ao fruto da imaginação das crianças;
O melek-ric levaria as crianças para as tornar escravas;
Em Portugal o papão é tema de uma antiga cantiga de embalar:

Vai-te papão, vai-te embora
de cima desse telhado,
deixa dormir o menino
um soninho descansado.

O bicho-papão no mundo

A figura do bicho-papão é semelhante à do Père Fouettard na França, Krampus na Baviera e Áustria, Ruprecht ou Knechtruprecht em outras regiões da Alemanha.

No Brasil e em Portugal é comum usar-se o termo bicho-papão, mas curiosamente sua forma física parece nunca ser descrita; também usa-se o termo homem do saco, mas este seria só um homem comum que seqüestra criancinhas.

Nos Países Baixos, ele tem o nome de Zwart Piet (Pedro negro). Ele tem a tarefa de recolher as crianças malvadas ou desobedientes e atirá-las no Mar Negro ou de levá-las para a Espanha. Na verdade, segundo a tradição, esses personagens lúgubres seriam mouros deixados nos Países Baixos durante a ocupação espanhola.

Em Luxemburgo, o Housecker tem no seu saco diversas «rudden», pequenas varas de madeira, como os galhos de um chorão, para bater nas nádegas das crianças desobedientes. Com a evolução da educação, o Housecker não pune mais as crianças, contentando-se em distribuir uma vara, de maneira simbólica, às crianças ou adultos que a merecem. Em geral, trata-se de professores ou políticos locais que as recebem, fazendo rir todo mundo.


Ralã-barrão

O Ralã-barrão é uma criatura mitológica que supostamente teria a capacidade de perturbar o sono das crianças, invadindo os seus sonhos.

Segundo a lenda, esse ser possui uma aparencia humanóide, porém possui o corpo todo recoberto por uma densa pelagem de cor marrom escura, se assemelhando muito ao Pé-grande. As suas origens não são bem claras, sendo que para alguns se trata de um ser alienígena perdido no planeta Terra, enquanto que em outras versões se trata de um hibrído entre homem e alguma espécie de urso.

O Ralã-barrão seria capaz de invadir os sonhos das crianças, fazendo com que elas tenham pesadelos no meio da noite. A principal versão da lenda diz que ele mora no sotão, aguardando sob os telhados das casas até as crianças caírem no sono. Ao notar que a criança está dormindo ele se utiliza de técnicas de telepatia para induzir pesadelos. Outra característica peculiar desse ser é o fato dele ser fanático por chucrute.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicho-pap%C3%A3o"

Um comentário:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado