segunda-feira, setembro 28, 2009

Homeopatia para Gripe Suína

Olá amigos
Homeopatia para Gripe Suína

1 - Phosphorus CH5, Sulphur CH5 e Tuberculinum CH12,em frascos diferentes, alternados, 5 gotas, 2 vezes ao
dia, na água, durante 15 dias.

Obs: esta prescrição poderá ser utilizada como prevenção em pessoas longelínes com constituição fisiopatológica fosfórica ou miasmática tuberculínica (perguntar ao seu homeopata)

2 - Calcarea Phosp. CH5, Pulmão CH7 e Eucalyptos glóbulos CH5, em frascos diferentes, alternados, 5 gotas,
2 vezes ao dia, na água, durante 15 dias.

Paz na Luz

(mensagem recebida por e-mail

Dicar para Melhorar a Imunidade

Umas dicas pra lembrar voces, o alho cru, o gengibre, limao galego com a casca, todos os tipos de brotos (trigo riquissimo em vitc e E, amendoim, grao de bico lentilha feijao verde ervilha, etc..) deixar de molho uma noite em uma tigela com agua 1 colher de sopa de cada, pela manha enxaguar com agua potavel escorrer a agua repetir o enxague 3 a 4 vezes por dia por 3 dias e o broto esta pronto, pode ser conservado na geladeira por varios dias desde que voce enxague eles diariamente veja bem so fica de molho uma noite o restoe so enxaguar, comer cru um punhadinho quando enxaguar, faz maravilhas na resistencia e imunidade do corpo. A linhaca e o coco fruta tambem sao super excelentes para combater infeccoes de todos os tipos...................

mensagem recebida por e-mail

Como Evitar a Gripe Suína

Vale a pena ler e divulgar para seus amigos.
por todas as nossas relações,

Cyro Leãoo



Como evitar a Gripe Suína

Por Dr. Marcio Bontempo, Médico Sanitarista


Press release: O médico Marcio Bontempo (CRM-DF 15458), especialista em Saúde Pública e naturopata, alerta como as pessoas adquirem a gripe suína (Influenza A -H1N1) e mostra como preveni-la através da alimentação, de produtos naturais e biológicos e dá outras dicas, além dos procedimentos de praxe.



Além das recomendações das autoridades sanitárias, como lavar as mãos com frequência, etc., existem providências que devem ser lembradas, ou conhecidas que, infelizmente, não fazem parte dos cuidados necessários, sendo que, muitos deles, são mais importantes do que as orientações oficiais.

Primeiramente, tanto profissionais de saúde quanto pessoas comuns, devem saber que é necessário atuar no sentido de se possuir um sistema imunológico bem forte. Percebo que absolutamente nada está se fazendo nessa direção, de uma forma que se espalha o terror de uma nova doença, mas não se tomam as providências necessárias para reforçar o mecanismo de defesa do organismo da população, permitindo assim que todos estejam expostos à virose em questão.

Por que as pessoas adquirem mesmo a gripe comum e o que fazer para fortalecer as defesas?

Para começar, é necessário saber O QUE ENFRAQUECE o nosso sistema imunológico, e isso não é divulgado (ou sabido?) pelas autoridades sanitárias.

Sabe-se, cientificamente, que todos os vírus se beneficiam e se desenvolvem mais facilmente em ambientes orgânicos mais ácidos e, obviamente, quando o sistema imunológico está enfraquecido. E o que faz com que nosso ambiente sanguíneo fique mais ácido e o que diminui a força das nossas defesas?

São os alimentos industrializados que tendem a criar e a manter um ambiente sanguíneo mais ácido.

Os principais são:

Açúcar branco - produz ácido carbônico em quantidade proporcional à quantidade ingerida, seja ele puro ou presente em doces, refrigerantes, bolos, tortas, guloseimas, etc. O uso regular de grandes quantidades de açúcar branco produz perda de cálcio e magnésio (e muitos microminerais) , o que afeta sobremaneira de modo crônico e constante o nosso sistema imunológico. Deve ser substituido pelo açúcar mascavo orgânico, mel, etc.

Carnes vermelhas e embutidos - produz diversos ácidos e reações ácidas, como ácido oxálico, ácido úrico, além de toxinas redutoras da imunidade como cadaverina, putrescina, indol, escatol, fenol, etc. Como fonte de proteínas, dar preferência a peixes e proteínas vegetais, frutas oleaginosas, leguminosas, subprodutos da soja, etc.

Leite e derivados - Principalmente o leite de vaca, rico em caseína (indigesto), produz incremento do ácido lático e gera mucosidades em excesso, enfraquecimento das defesas orgânicas, expondo os seus consumidores, não só à gripe, mas a muitos outros problemas.

Substituir por leite de soja pronto ou caseiro (evitar o leite de soja instantâneo, em pó). Como fonte de cálcio, preferir as verduras e os feijões.

Farinhas brancas - o pão branco e as farinhas de trigo brancas, não integrais, são fermentativas e produzem mucosidades, além de serem pobres em proteínas, vitaminas e minerais essenciais. Seu uso constante enfraquece o organismo.

Frituras, comidas em saquinhos (chips), guloseimas, fast food - hoje consumidos em grande quantidade por crianças e adolescentes, responsáveis por grandes desequilíbrios orgânicos e muitas doenças, como diabetes, obesidade, pressão alta, etc. O seu consumo regular, associado ao açúcar branco, determina um constante estado de acidificação do sangue e depósito de compostos prejudiciais.

Álcool - em pequenas quantidades (vinho, etc.) pode até ajudar, mas em excesso produz reações ácidas.

Recomenda-se, portanto, evitar estes alimentos substituindo- os, sendo que esta abstenção já significa um grande passo para a prevenção de qualquer gripe e de muitas doenças.

Alimentos recomendados para aumentar as defesas orgânicas

Há alimentos particularmente úteis para reforçar a nossa imunidade, tais como o arroz integral, os subprodutos da soja (tofu, leite de soja líquido, misso), a aveia (rica em beta-glucana, um grande estimulador do mecanismo de defesa), o inhame, as verduras em geral, frutas frescas, a semente de linhaça, o gengibre, o alho, a cebola e outros.

Outros fatores que reduzem a imunidade

Estresse - um dos piores inimigos, pois reduz a ação das células de defesa, principalmente os linfócitos que combatem os vírus, elevando os níveis de adrenalina e cortisol, um imunodepressor. O estresse é provocado pela vida agitada, os problemas diários, as preocupações excessivas, o excesso de trabalho ou estudos, etc.

Vida sedentária - com ela os radicais ácidos se acumulam nos músculos e nos demais tecidos, reduzindo o pH do corpo e favorecendo as doenças virais e bacterianas.

Ar condicionado - deve ser evitado a todo custo, pois desidrata o ar, ressecando as mucosas e produzindo desequilíbrio térmico no organismo. Faz muito mal.

Hábitos perniciosos - tabagismo, alcoolismo, drogas, excesso de remédios farmacológicos, etc., são, decididamente, fatores que reduzem a capacidade de defesa do organismo.

Certamente que muitas mudanças propostas são sacrificantes, mas tudo é uma questão de ajuste e adaptação, sendo que, os resultados são altamente benéficos, não só em relação à gripe suina, mas à saúde em geral.

Dicas da medicina natural, ortomolecular e homeopatia para a prevenção (e tratamento) da gripe suína:

Além das medidas anteriores, cientificamente sugere-se o seguinte:

Alho

O alho é rico em alicina, uma substância ativa que possui ação antiviral reconhecida, além de mais d e uma dezena de outros componentes imunoentimulantes. Basta ingerir diariamente 3 a 5 dentes de alho cru picado, com os alimentos ou engolidos com água ou suco. Há o inconveniente do hálito, mas é passageiro, e mais vale a boa saúde do que o comentário alheio. Existem também suplementos à base de alho que não exalam odor, mas são caros. O óleo de alho em cápsula ou o alho em comprimidos não produzem o mesmo efeito do alho cru. O alho também é útil para evitar ou tratar uma grande quantidade de doenças. O problema do alho para crianças é a dificuldade para ingerir, mas com habilidade tudo é possível.

Própolis

A própolis é reconhecida cientificamente como um antibiótico natural, incluindo uma forte ação antiviral, tanto em situações de infecção quanto como para prevenção. Foram reconhecidos mais de 100 princípios medicinais ativos da própolis. Deve-se usar o extrato alcoólico de própolis a 30%, na quantidade de 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia, em meio copo de água. Para crianças pequenas, metade da dose (lactentes e bebês, seguir orientação do pediatra). Pode-se colocar um pouco de mel para adoçar e reduzir o sabor e efeito da própolis na boca.

Chá de gengibre

O gengibre é um alimento funcional reconhecido hoje cientificamente por seus poderosos princípios ativos. Foram isolados cerca de 25 substâncias, entre elas as famosas gengiberáceas, de grande ação estimulante do sistema de defesa do organismo e ação antiviral. Basta beber chá de gengibre fresco, forte, uma xícara 3 vezes ao dia, morno ou quente e sem adoçar.

Equilíbrio nervoso neurovegetativo

O organismo e as células de defesa são regidos pela ação do sistema nervoso autônomo, representado pelos sistemas simpático e parassimpático; o primeiro é responsável pela produção de granulócitos (de pouca ação viral e mais bactericida) e o segundo de linfócitos (de ação antiviral direta). Devido à agitação da vida moderna e ao estresse, as pessoas apresentam um excesso de atividade do sistema simpático (que produz adrenalina, cortisol, etc., todos imunodepressores) , com maior quantidade de granulócitos do que linfócitos, o que abre o caminho para viroses. É devido a isso que muitas pessoas adquirem uma gripe depois de um impacto emocional, notícia ruim, desavenças, tristezas, etc. É necessário proceder à redução da atividade simpática (redução do estresse,etc. ) e promover maior estímulo parassimpático. Isso se consegue com mais repouso, menos agitação e preocupações, atividade física moderada, respiração profunda, alimentação natural integral, massagens terapêuticas, saunas, banhos quentes (tipo ofurô, banheiras, etc). Importante é evitar a friagem e manter o corpo aquecido, principalmente as extremidades.

Saquinho com cânfora - uma grande dica

Durante a gripe espanhola no começo do século passado, milhões de pessoas morreram, mas aqueles que lidavam com os doentes raramente contraíam o vírus. É que havia uma orientação para que o pessoal de serviço, médicos, enfermeiros, etc. usasse um saquinho de gaze com pedras de cânfora pendurados no pescoço. As emanações voláteis da cânfora esterilizam o ar em sua volte e protegem as mucosas. Então, aconselha-se a fazer o mesmo. Basta adquirir a cânfora na farmácia comum (algumas pedrinhas bastam), confeccionar uma bolsinha de gaze e pendurar no pescoço, podendo inclusive manter por dentro do vestiário, sem necessidade de deixar à mostra (se bem que o ideal é manter do lado de fora). Deve ser usado constantemente durante o contato com as pessoas. É uma boa dica para quem lida com pessoas ou trabalha em ambiente de aglomeração, etc.

Fórmula homeopática

A homeopatia, diferentemente da medicina farmacológica, atua estimulando a capacidade orgânica. Há uma fórmula homeopática para a preveção, tando da Influenza A (H1N1), quanto de qualquer outro tipo de gripe. É a seguinte:

Para a prevenção, tanto para adultos quanto para crianças:

Aviarium 200 CH.......... ....... .......30 ml

Influenzinum 200 CH.................... 30 ml

Álcool a 20%

Tomar 10 gotas, de preferência diretamente na boca, uma vez por semana, cada semana um, alternados. Para crianças muito pequenas, dar apenas 5 gotas em um pouco de água numa colher.

Para tratamento em caso de gripe (qualquer que seja):

Aconitum napellus 3 CH

Antimonium tartaricum 3CH

Allium cepa 3 CH

Bryonia alba 3 CH

Belladonna 5 CH

Gelsemium 5 CH

Fazer 30 ml, em partes iguais (pedir : ãã)

Álcool a 20%.

Tomar 10 gotas (direto na boca ou em água para crianças) a cada meia hora em caso de sintomas de qualquer gripe, até melhorar bem.

Estes remédios podem ser adquiridos nas boas farmácias homeopáticas, e não fazem mal algum ou produzem efeitos colaterais. Se necessário, procurar um médico homeopata para a confecção de uma receita.



Atividade física, sol e ar livre

Sempre importante em qualquer aspecto para uma saúde melhor.

Suplementos

A medicina ortomolecular e a fototerapia preconizam o uso de dois suplementos:

Vitamina C - recomenda-se o uso de 500 mg de vitamina C (ácido l-ascórbico) orgânica de uma a duas vezes ao dia, para reforçar as defesas. Crianças pequenas, metade da dose ou sob orientação pediátrica.

Cogumelo do Sol - eleva a imunidade por ser rico em substâncias imunomoduladoras, como a beta-glucana. Adultos devem tomar 2 cápsulas de 500 mg 2 a 3 vezes ao dia, tanto como preventivo quanto para tratamento. Crianças pequenas, tomar metade da dose. No caso de dificuldade de encontrar o cogumelo do sol, procurar comer cogumelos, tipo champignon, shitake, shimeji, funghi, etc.

Minerais e microminerais - com a acidificação constante do sangue devido à alimentação industrializada moderna, aliada ao estresse, perdem-se muitos minerais e microminerais que não são repostos pela dieta, haja vista o fato de que os alimentos modernos estão empobrecidos em termos de minerais (solo naturalmente pobre, uso de adubos, agrotóxicos, manipulação industrial, congelamento, microondas, etc.). Certamente que essa condição afeta a imunidade. É necessário atualmente repor estes nutrientes de modo a manter as defesas orgânicas, mas não é qualquer suplemento que serve. Recomenda-se utilizar os concentrados biominerais marinhos, principalmente aqueles extraídos da poderosa alga Lithothâmnium, que possui acima de 50 minerais e microminerais orgânicos, de alta assimilação pelas células.

Frutas em geral - as frutas, principalmente as cítricas, ajudam a alcalinizar o sangue e são ricas em minerais e vitaminas, favorecendo a saúde e protegendo o organismo. Pessoas que consomem poucas frutas estão muito mais sujeitas, não só às viroses, quanto a qualquer outra enfermidade.

Estas orientações servem tanto para a prevenção quanto para serem utilizadas em casos de pessoas que contraíram qualquer tipo de gripe. Além do mais, estes procedimentos nos deixam seguros e tranquilos em relação ao grande terror de se contrair, tanto a Influenza A quanto quaisquer outras doenças virais.



www.drmarciobontempo.com.br

Águas Solarizadas e Águas Lunarizadas

Diferenças entre Águas Solarizadas e Águas Lunarizadas

A diferença são os opostos, o yin e o yang.A energia solar é a energia masculina, quente, do raio dourado, energia ativa, positiva, de movimento, de impulso, tem vibração de crescimento, a energia do Deus. É uma energia de transformação, revolução, é a explosão do motor na ignição. É fogo que proporciona a execução das transmutações alquimicas das idéias e daí resultam as criações.

A energia da Lua, o contra ponto, o raio prateado, o frescor, energia passiva e acolhedora, é receptáculo das idéias, alimento, repuso e descanso, é a água sagrada da fonte, de onde ocorre as formações, é a geração primal, tem pólo negativo. É a energia da Deusa, ilumina sem transformar, ela nutre o âmago, a essência.

Ambas combinadas formam a atuação do casal divino. É o equilíbrio, a harmonia, o UNO da dualidade sagrada.Veja, como somos nós humanos, precisamos do movimento, da vigíla, juntamente com o sono, o repouso, Nenhum ser humano sobrevive sem dormir, sem parar, o corpo não aguenta e entra em falência, o inverso ocorre igual.

As propriedades dos Senhores estão presentes em todos os seres e para gerar o bem viver devem estar em harmonia, como o ditado "nem tanto ao mar e nem tanto a terra". Uma das primeiras descompensações nos humanos, e em seus diferentes corpos, é justamente entre esses dois pólos.

Daí reside a necessidade da utilização das energias contrapostas, se muito ativos, precisamos de lunarizar e vice versa. Então, as técnicas holísticas, que olham o ser humano em sua completude, trabalham com diversas ferramentas, onde ancoram, ou já existe ancoradas as duas formas de energias.

É dessa forma que energizamos nossos cristais, a água. A água aqui entra como um fluído universal, receptivo e amoroso para facilitar o auxílio da propagação e recebimento das energias....perdemos o costume de tomar banho de sol (o banho consciênte, terapêutico, nas horas de emanações solares corretas, as condições físicas de nossos corpos terrenos e, mais ainda o banho lunar, rsrsrsrsrsrs, quem de vocês já ouviu falar com normalidade e atividade corriqueira de banho de lua? por acaso em noites de lua cheia, as praias ficam cheias de cadeiras e nelas corpos estendidos ao luar?) pois é, parece piada mas, não é.

Foi exatamente dessa forma que descompensamos, contudo essa foi uma prática que as bruxas sempre praticaram, vem daí toda a mística, das bruxas, da lua cheia, da noite....se as bruxas reconhecem o sagrado feminino e cultuam esse sagrado, parece absolutamente normal que parte de seus trabalhos se dêem à noite, correto?

Na realidade não há muito mistério, ou praticamente nenhum, frente a mentalidade do ser humano de hoje, afinal das contas, já chegamos cientificamente ao conceito da física quântica, aí fica tudo bem mais claro e com sentido e, se perde aquela aura de mistério, segredo, crendices, etc e tal.

Nos reinos vegetais e minerais essas energias estão distribuídas de forma que desde muito se sabe das plantas, minerais, pedras, animais lunares e seus contrapontos solares.
Na valia de mais auxílio específico, o arquiteto do universo, estipulou outras energias específicas e entre cruzadas, são as energia planetárias e astrológicas dos demais corpos celestes, que também atuam em nossos corpos (nos nossos diversos corpos), uns atuando de forma concomitante com a energia do pai SOL, outras alinhadas com a energia da mão LUA.

Desses simples parágrafos aí acima resultam inúmeros conhecimentos distribuídos nas várias ciências e áreas codificadas pelos homens com o auxílio dos Deuses, de acordo com seu desenvolvimento espiritual.

Sejam bem vindos
http://br.groups.yahoo.com/group/BruxaZaira/

quinta-feira, setembro 24, 2009

Suco Vivo para Combater a Gripe

(Comida Ecológica) N1H1 na visão Ecologica

-----------
Para tentar sempre oferecer as últimas tecnologias em nutrição viva, estou inscrito em mais de 200
websites pelo mundo, recebo mais de 30 emails por dia sobre saúde, nutrição, culinária, antropologia
e esportes. A vantagem de ter morado na Inglaeterra e na Espanha é que me possibilita buscar informações em 3 idiomas.
------------------------------------
Recentementede quase todos os sites tenho recebido muitas informações sobre o N1H1, tenho escutado horrores deste vírus....
------------------------------------
-Foi criado pelos "Laboratórios famacéuticos Americanos" como os hackers de computador que criam o víruos e o anti-vírus.
-É para tirar o EUA da crise que é o maior exportador do remédio.
-Que a vacina "mata" mais que o vírus
... e muito mais.
-----------------------------------------------
O que sei de verdade:
-----------------------------------------------
-Que milhões estão sendo gastos.
-Que a coisa é mais séria que pensamos ou sabemos.
-Que realmente pessoas estão morrendo.
-Que lavar a mão, usar alcool, evitar lugares públicos não resolve.
-Que muito mais pode ser feito do que está sendo divulgado.
- Não acredito em vacinas
-------------------------------------
Mas eu anunciei que este e-mail era sobre uma visão ecológica, pois sei que você também está recebendo estes e-mails polêmicos e parecidos com teorias da conspiração pro fim do mundo.
-------------------------------------
Nossa opinião:
-Não se preocupe com o vírus se preocupe com sua saúde como um todo.
-Melhore sua imunidade como um todo, pois esta e muitas outras virão em um mundo que usa e abusa de antibióticos para alimentar animais, para engordarem mais rápido, que alimentam vacas com fezes de galinha, que tritura vacas mortas, desidrata, tritura e dá para vacas comer. Estamos criando bactérias super poderosas, quando a humanindade começou a comer carne, um mundo novo de bactérias foram criadas com o uso indiscrimidado de antibióticos estamos criando super vírus, super bactérias, super problemas.
-Como o princípio ativo do tamiflu vem da semente do anis resolvemos criar uma receita de suco vivo com chá de anis.

2 estrelas de anis, socadas no socador até estar em pedaços pequenos, levao ao liquiidificador, bater por alguns segundo, com 1 copo de água. Usar uma peneira de leite para separar os pedaços da água que agora está cheia de óleos essênciais do anis. Nunca levar ao fogo.

Use esta água para fazer um suco vivo de sua prefência, mas vamos dar uma receita do suco vivo "Green Smoothie" criado por Victoria Bouenco e adaptado por nós:
- 4 bananas
- 10 morangos
- 3 folhas de acelga
- Chá de anis frio.
- 1 colher de sopa de abacate

Procedimento:
Bater no liquidificador até estar totalmente homogênio.
Obs: Mas não adianta usar anis todos os dias, existe muitos outros antivirais fáceis de encontrar, alho, gengibre, canela, cravo, curcuma, se você usar anis todos os dias vai saturar seu organismo, veja os 10 mandamentos do suco vivo.

----------
Por apenas R$25 você leva:
-Informações detalhadas sobre todos os ltipos de suco vivo no mundo.
-Mais de 150 receitas de suco verde, ecológico, selvagem, de luz, etc...
- Atualização de um ano, o livro vai dobrar de tamanho
- Acesso a vídeos explicando cada suco passo a passo
- brindes, descontos e muita informação...
Basta acessar: www.sucovivo.com
-----------
Para saber mais:
http://sucovivo.com/visite/ArtigoN1H1a/

Informação muito boa mas está em inglês:
http://sucovivo.com/visite/ArtigoN1H1b/

Colocar medo também ajuda...
http://sucovivo.com/visite/medoajudaavender/

10 mandamentos do suco vivo:
http://sucovivo.com/10_mandamentos_do_suco_vivo.html

suco vivo tem proteínas:
http://sucovivo.com/visite/SucoVivoTemPROTEINAS/

quarta-feira, setembro 23, 2009

Dica de floral para tempos de gripe

Olá, (corrigido)

Sem entrar no mérito do significado, origem, gravidade e outras coisas que têm sido faladas sobre a gripe suína, eu gostaria de dar uma sugestão. (SE NÃO QUISER LER A PARTE INICIAL HÁ ABAIXO DICAS DE FLORAIS).

Em primeiro lugar é preciso lembrar que o sistema imunológico é bastante sistema complexo, assim como todo o organismo humano que funciona numa perfeita harmonia de funcionamento entre todos os sistemas do organismo.

Todo nosso corpo funciona como uma máquina perfeita que tudo faz para manter a vida e em especial o pleno funcionamento de alguns órgãos mestres como o cérebro, principalmente, coração e sistema hormonal.

O que vou falar não é nada esotérico, mas algo básico e conhecido desde os anos 50 pela comunidade científica a respeito do sistema imunológico.

Sabemos da influência e relevância do "emocional" sobre o físico e o sistema imunológico responde aos fatores de estresse emocionais e físicos, pois há uma interligação entre estas "áreas".

Todo mundo já sabe, pelo menos por experiência própria, que quando estamos bem ficamos mais saudáveis e bem dispostos e mesmo mais "bonitos".

E é assim que funciona nosso sistema imunológico: em tempos de estresse nossa imunidade baixa. Via de regra, as doenças aparecem já desde o início da crise. Se vivemos um estresse que exige muito de nós ainda nos manteremos fisicamente saudáveis até que a fase mais exigente acabar. (Pois há um alerta de que precisamos naquele momento de que precisamos nos manter a despeito das condições externas). Depois podemos relaxar e a doença aparece. Pode ser gripe, doenças de pele, terçol, doenças que dependem do sistema imunológico forte para não sermos vencidos pelas doenças.

Até porque todo o tempo somos “atingidos” por vírus, vermes, bactérias e mesmo a todo instante se formam células deficientes ou mal-formadas que se não tivéssemos com o sistema imunológico ativo tomariam conta. A todo instante há reações que dão origem a produtos nocivos e algumas destas reações até partem do próprio sistema imunológico nos trazendo problemas como algumas alergias e outras reações que não vou detalhar aqui.

Mas o importante é lembrar ou saber que a todo o instante somos "assediados" ou rodeados por várias substâncias que são devidamente trabalhadas, destruídas ou processadas por aquilo que os cientistas chamam de sistema imunológico sem nem sabermos, porque ele funciona bem e nos protege e mantêm saudáveis frente estes elementos nocivos (e externos).

Todos os dias comemos, ingerimos, aspiramos, tocamos e produzimos substâncias que consideraríamos fonte de doenças, mas nosso organismo lida bem com isto e em alguns casos até “se fortalece”, porque aprende a criar substâncias capazes de atacar diferentes substâncias nocivas.

Mas quando estamos estressados física ou emocionalmente nosso organismo não consegue vencer esta batalha e caímos doentes: gripe é um exemplo muito comum.

Alguns links:

http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/imuno.html
http://www.acasadoaprendiz.com/saude_e_cura_02_08.htm

(Há outros links abaixo)

Nossa ciência também parte de alguns paradigmas e seus saberes são transmitidos conforme o componente cultural de dado momento histórico (e cultural) e conforme a comunidade científica percebe certos elementos dentro do que HOJE chamamos saúde-doença.

Quando eu falo que percebe eu quero dizer que há um elemento ideológico, porque sempre haverá quem faça escolhas, sobre o que devemos investigar, sobre o que devemos dar importância, isto sem falar nos interesses que podem estar consciente ou inconscientemente em jogo.

Há como que um “senso comum” da ciência que em nossa sociedade é um dos campos de maior poder sobre todos. A ciência com sua força e penetração articula e transmite seus saberes (hegemônicos) de forma a permitir que se esqueça este componente importante na saúde que é o lado emocional.

Não somos apenas corpo físico e mesmo a ciência sabe, mas a forma como o discurso científico transmite seu conhecimento permite que se esqueça isto.

Falo isto sobre o saber que circula e é vulgarizado mesmo na comunidade científica. É como se todos esquecêssemos estes componentes que também fazem parte da nossa saúde e bem estar que é o componente emocional. Muito poderia ainda ser dito, mas não é meu objetivo neste momento.

Minha idéia é apenas trazer um olhar mais crítico à questão e apresentar o que nos esquecemos por estarmos mergulhados nestes valores que apenas vêem o homem como um conjunto de células e por isto a prática médica muitas vezes se reduz a prescrever substâncias que atuariam molecularmente (nas células).

Como estamos vivendo esta situação de alerta em relação à Gripe Suína eu resolvi passar isto e acrescentar umas dicas abaixo.

Se quisermos evitar então uma gripe, seja ela suína, das aves, espanhola ou outras doenças semelhantes que dependem do sistema imunológico para prevenir ou combater eu recomendaria medidas para evitar ou minimizar o estresse, se for possível; lembrando que o estresse físico também é fator de desequilíbrio e doença.

Por isto eu recomendaria terapias ou práticas que auxiliassem a recuperar o equilíbrio emocional, que permitissem mais tranqüilidade, noites de sono melhor dormidas ou simplesmente que trouxessem coisas boas à vida. Aliás, a alegria e o bem-estar fazem muito bem para o sistema imunológico.

Lógico que o emocional não responde a demandas racionais como muita gente ainda acredita. Se fosse assim muita gente já teria parado de fumar e outras semelhantes!

Com isto eu quero dizer que não conseguiríamos ficar alegres apenas por uma imposição racional. Isto apenas traz mais pressão e é um importante fator de estresse, gera culpa e é um componente usado ingenuamente em algumas religiões.

Cada um pode pensar no que poderia ajudar a levantar o astral, ou trazer alegria, ou trazer paz ou mesmo minimizar o estresse inevitável para aqueles que estão passando por isto.

Terapias, acupuntura, uma boa caminhada na praia, um bom papo com os amigos, meditação ou tudo isto, sempre ajuda, a escolha é individual e pessoal. (Acrescento apenas que uma prática de meditação regular é muito mais do que um paliativo e com certeza faz diferença).

De qualquer forma pode se deduzir também que dormir tarde, trabalhar demais, beber demais, fumar, comer alimentos de má qualidade e de baixo valor nutritivo, se expor a estresses ou ter respostas emocionais intempestivas não devem fazer bem. E apenas cuidar da saúde física, por sua vez é apenas um componente do todo.

Dito isto eu parto para algumas dicas mais práticas de algumas essências florais de Bach que ajudam tanto o sistema imunológico quanto o emocional.

Dou algumas sugestões.

Sendo os florais mais individuais e dependentes de características mais individuais ou personalizadas escolhi alguns que não dependeriam tanto de tais características.

Abaixo seguem algumas fórmulas a escolher. Coloquei algumas sugestões que vão desde uma fórmula mais enxuta com elementos que trabalham mais o sistema imunológico quanto a outras que se aplicam mais para os fatores mais emocionais em fórmulas “mais emergenciais”.

Todos os florais são colocados juntos num vidro de 30 ou 60 ml (nas farmácias eles sabem como manipular). Para quem não pode tomar álcool, porque a base é conhaque (20 a 30%), pode se pedir vinagre de maçã.

Tomar de quatro a seis vezes ao dia (ao longo do dia), direto na língua.

(É para escolher uma fórmula somente)


1) Fórmula para melhorar o sistema imunológico:

(Pedir uma fórmula com os quatro componentes juntos em farmácia de manipulação. Pede-se: essências florais de Bach e são tomadas 4 gotas de 4 a seis vezes ao dia).

Todos os florais são colocados juntos

Pansy
Jasmine
Amaranthus
Echinacea

Esta fórmula poderia ser tomada por pessoas que se gripam com freqüência e/ou estão com o sistema imunológico em baixa e também pelos profissionais que têm que lidar com muitas pessoas e mesmo as pessoas da área da saúde.


2) Nesta fórmula eu acrescentaria mais um elemento de harmonização das emoções

Lavander French (cuidar para não confundir com o Lavander). É da Califórnia, FES, mas nem todos conhecem. E acrescentar o mesmo da fórmula anterior.
Pansy
Jasmine
Amaranthus
Echinacea (Então são os 5 florais num composto).


3) Para aqueles que já estão passando por uma fase de estresse

Pode ou não se colocar o Lavander French e acrescentar

Rescue
Pansy
Jasmine
Amaranthus
Echinacea


4) Outra variável que pode ou não conter o Lavander French (como são florais que trabalham questões semelhantes não tem importância de usar vários).

Pansy
Jasmine
Amaranthus
Echinacea
Rue, este aqui traria uma proteção a mais e eu recomendaria até para o pessoal que trabalha com o público, seja em hospitais, ou outros ambientes e principalmente com pessoas em situações de estresse.


5) Por último para aquelas pessoas que estão vivendo uma fase de muito estresse emocional como perdas, lutos e que estão sofrendo muito.

Rue
Pansy
Jasmine
Amaranthus
Echinacea
Rescue
Waratah (este é da Austrália, sistema Bush)


E no mais sigam as boas orientações médicas.

Espero que ajude.

Eliane


http://www.amucc.com.br/artigodligacao.htm
http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/bomhumor.html
http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/raiva2.html
http://sardellaconsultoria.com.br/artigos-diversos/a-mente-o-corpo-e-o-sistema-imunologico/
http://www.methodus.com.br/_ambiente_aula/methodus/artigos/detalhes.asp?ID=368
http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/psiconeuroimunologia.html
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=128&sec=22
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=307&sec=27
http://bath.eprints.org/4884/
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=133&sec=22
http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/imuno.html


Eliane Carmanim Lima
Psicóloga - CRP 07/04567
psicologa.elianelima@gmail.com
http://psicologa-elianelima.blogspot.com/