quarta-feira, setembro 23, 2009

Dica de floral para tempos de gripe

Olá, (corrigido)

Sem entrar no mérito do significado, origem, gravidade e outras coisas que têm sido faladas sobre a gripe suína, eu gostaria de dar uma sugestão. (SE NÃO QUISER LER A PARTE INICIAL HÁ ABAIXO DICAS DE FLORAIS).

Em primeiro lugar é preciso lembrar que o sistema imunológico é bastante sistema complexo, assim como todo o organismo humano que funciona numa perfeita harmonia de funcionamento entre todos os sistemas do organismo.

Todo nosso corpo funciona como uma máquina perfeita que tudo faz para manter a vida e em especial o pleno funcionamento de alguns órgãos mestres como o cérebro, principalmente, coração e sistema hormonal.

O que vou falar não é nada esotérico, mas algo básico e conhecido desde os anos 50 pela comunidade científica a respeito do sistema imunológico.

Sabemos da influência e relevância do "emocional" sobre o físico e o sistema imunológico responde aos fatores de estresse emocionais e físicos, pois há uma interligação entre estas "áreas".

Todo mundo já sabe, pelo menos por experiência própria, que quando estamos bem ficamos mais saudáveis e bem dispostos e mesmo mais "bonitos".

E é assim que funciona nosso sistema imunológico: em tempos de estresse nossa imunidade baixa. Via de regra, as doenças aparecem já desde o início da crise. Se vivemos um estresse que exige muito de nós ainda nos manteremos fisicamente saudáveis até que a fase mais exigente acabar. (Pois há um alerta de que precisamos naquele momento de que precisamos nos manter a despeito das condições externas). Depois podemos relaxar e a doença aparece. Pode ser gripe, doenças de pele, terçol, doenças que dependem do sistema imunológico forte para não sermos vencidos pelas doenças.

Até porque todo o tempo somos “atingidos” por vírus, vermes, bactérias e mesmo a todo instante se formam células deficientes ou mal-formadas que se não tivéssemos com o sistema imunológico ativo tomariam conta. A todo instante há reações que dão origem a produtos nocivos e algumas destas reações até partem do próprio sistema imunológico nos trazendo problemas como algumas alergias e outras reações que não vou detalhar aqui.

Mas o importante é lembrar ou saber que a todo o instante somos "assediados" ou rodeados por várias substâncias que são devidamente trabalhadas, destruídas ou processadas por aquilo que os cientistas chamam de sistema imunológico sem nem sabermos, porque ele funciona bem e nos protege e mantêm saudáveis frente estes elementos nocivos (e externos).

Todos os dias comemos, ingerimos, aspiramos, tocamos e produzimos substâncias que consideraríamos fonte de doenças, mas nosso organismo lida bem com isto e em alguns casos até “se fortalece”, porque aprende a criar substâncias capazes de atacar diferentes substâncias nocivas.

Mas quando estamos estressados física ou emocionalmente nosso organismo não consegue vencer esta batalha e caímos doentes: gripe é um exemplo muito comum.

Alguns links:

http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/imuno.html
http://www.acasadoaprendiz.com/saude_e_cura_02_08.htm

(Há outros links abaixo)

Nossa ciência também parte de alguns paradigmas e seus saberes são transmitidos conforme o componente cultural de dado momento histórico (e cultural) e conforme a comunidade científica percebe certos elementos dentro do que HOJE chamamos saúde-doença.

Quando eu falo que percebe eu quero dizer que há um elemento ideológico, porque sempre haverá quem faça escolhas, sobre o que devemos investigar, sobre o que devemos dar importância, isto sem falar nos interesses que podem estar consciente ou inconscientemente em jogo.

Há como que um “senso comum” da ciência que em nossa sociedade é um dos campos de maior poder sobre todos. A ciência com sua força e penetração articula e transmite seus saberes (hegemônicos) de forma a permitir que se esqueça este componente importante na saúde que é o lado emocional.

Não somos apenas corpo físico e mesmo a ciência sabe, mas a forma como o discurso científico transmite seu conhecimento permite que se esqueça isto.

Falo isto sobre o saber que circula e é vulgarizado mesmo na comunidade científica. É como se todos esquecêssemos estes componentes que também fazem parte da nossa saúde e bem estar que é o componente emocional. Muito poderia ainda ser dito, mas não é meu objetivo neste momento.

Minha idéia é apenas trazer um olhar mais crítico à questão e apresentar o que nos esquecemos por estarmos mergulhados nestes valores que apenas vêem o homem como um conjunto de células e por isto a prática médica muitas vezes se reduz a prescrever substâncias que atuariam molecularmente (nas células).

Como estamos vivendo esta situação de alerta em relação à Gripe Suína eu resolvi passar isto e acrescentar umas dicas abaixo.

Se quisermos evitar então uma gripe, seja ela suína, das aves, espanhola ou outras doenças semelhantes que dependem do sistema imunológico para prevenir ou combater eu recomendaria medidas para evitar ou minimizar o estresse, se for possível; lembrando que o estresse físico também é fator de desequilíbrio e doença.

Por isto eu recomendaria terapias ou práticas que auxiliassem a recuperar o equilíbrio emocional, que permitissem mais tranqüilidade, noites de sono melhor dormidas ou simplesmente que trouxessem coisas boas à vida. Aliás, a alegria e o bem-estar fazem muito bem para o sistema imunológico.

Lógico que o emocional não responde a demandas racionais como muita gente ainda acredita. Se fosse assim muita gente já teria parado de fumar e outras semelhantes!

Com isto eu quero dizer que não conseguiríamos ficar alegres apenas por uma imposição racional. Isto apenas traz mais pressão e é um importante fator de estresse, gera culpa e é um componente usado ingenuamente em algumas religiões.

Cada um pode pensar no que poderia ajudar a levantar o astral, ou trazer alegria, ou trazer paz ou mesmo minimizar o estresse inevitável para aqueles que estão passando por isto.

Terapias, acupuntura, uma boa caminhada na praia, um bom papo com os amigos, meditação ou tudo isto, sempre ajuda, a escolha é individual e pessoal. (Acrescento apenas que uma prática de meditação regular é muito mais do que um paliativo e com certeza faz diferença).

De qualquer forma pode se deduzir também que dormir tarde, trabalhar demais, beber demais, fumar, comer alimentos de má qualidade e de baixo valor nutritivo, se expor a estresses ou ter respostas emocionais intempestivas não devem fazer bem. E apenas cuidar da saúde física, por sua vez é apenas um componente do todo.

Dito isto eu parto para algumas dicas mais práticas de algumas essências florais de Bach que ajudam tanto o sistema imunológico quanto o emocional.

Dou algumas sugestões.

Sendo os florais mais individuais e dependentes de características mais individuais ou personalizadas escolhi alguns que não dependeriam tanto de tais características.

Abaixo seguem algumas fórmulas a escolher. Coloquei algumas sugestões que vão desde uma fórmula mais enxuta com elementos que trabalham mais o sistema imunológico quanto a outras que se aplicam mais para os fatores mais emocionais em fórmulas “mais emergenciais”.

Todos os florais são colocados juntos num vidro de 30 ou 60 ml (nas farmácias eles sabem como manipular). Para quem não pode tomar álcool, porque a base é conhaque (20 a 30%), pode se pedir vinagre de maçã.

Tomar de quatro a seis vezes ao dia (ao longo do dia), direto na língua.

(É para escolher uma fórmula somente)


1) Fórmula para melhorar o sistema imunológico:

(Pedir uma fórmula com os quatro componentes juntos em farmácia de manipulação. Pede-se: essências florais de Bach e são tomadas 4 gotas de 4 a seis vezes ao dia).

Todos os florais são colocados juntos

Pansy
Jasmine
Amaranthus
Echinacea

Esta fórmula poderia ser tomada por pessoas que se gripam com freqüência e/ou estão com o sistema imunológico em baixa e também pelos profissionais que têm que lidar com muitas pessoas e mesmo as pessoas da área da saúde.


2) Nesta fórmula eu acrescentaria mais um elemento de harmonização das emoções

Lavander French (cuidar para não confundir com o Lavander). É da Califórnia, FES, mas nem todos conhecem. E acrescentar o mesmo da fórmula anterior.
Pansy
Jasmine
Amaranthus
Echinacea (Então são os 5 florais num composto).


3) Para aqueles que já estão passando por uma fase de estresse

Pode ou não se colocar o Lavander French e acrescentar

Rescue
Pansy
Jasmine
Amaranthus
Echinacea


4) Outra variável que pode ou não conter o Lavander French (como são florais que trabalham questões semelhantes não tem importância de usar vários).

Pansy
Jasmine
Amaranthus
Echinacea
Rue, este aqui traria uma proteção a mais e eu recomendaria até para o pessoal que trabalha com o público, seja em hospitais, ou outros ambientes e principalmente com pessoas em situações de estresse.


5) Por último para aquelas pessoas que estão vivendo uma fase de muito estresse emocional como perdas, lutos e que estão sofrendo muito.

Rue
Pansy
Jasmine
Amaranthus
Echinacea
Rescue
Waratah (este é da Austrália, sistema Bush)


E no mais sigam as boas orientações médicas.

Espero que ajude.

Eliane


http://www.amucc.com.br/artigodligacao.htm
http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/bomhumor.html
http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/raiva2.html
http://sardellaconsultoria.com.br/artigos-diversos/a-mente-o-corpo-e-o-sistema-imunologico/
http://www.methodus.com.br/_ambiente_aula/methodus/artigos/detalhes.asp?ID=368
http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/psiconeuroimunologia.html
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=128&sec=22
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=307&sec=27
http://bath.eprints.org/4884/
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=133&sec=22
http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/imuno.html


Eliane Carmanim Lima
Psicóloga - CRP 07/04567
psicologa.elianelima@gmail.com
http://psicologa-elianelima.blogspot.com/

Nenhum comentário: