Neste espaço vamos percorrer os mundos subterrâneos de nosso Inconsciente. Vamos encarar nossa Sombra. Vamos discutir e compartilhar Magia. Vamos aprender a andar em locais escuros e sombrios. Vamos vencer nossos medos. Vamos incorporar tudo isso como parte de nós mesmos. Enfim, vamos aprender a crescer na adversidade.
segunda-feira, abril 14, 2008
Thot
THOT - HOMEM COM CABEÇA DE ÍBIS
É um sábio que, às vezes, é representado como um grande babuíno branco e outras vezes por um íbis sagrado. Hermópolis, é a sua cidade.
Senhor da voz, mestre das palavras, ele é famoso em toda parte por seus profundos conhecimentos. Seu espírito criativo produz invenções o tempo todo, criou os diferentes idiomas humanos, os algarismos, o cálculo, a geometria, a astronomia, aos jogos de xadrez e de dados.
Foi ele quem criou também o primeiro calendário e a escrita (os hieróglifos, que é a escrita sagrada dos egípcios).
Durante muito tempo, os hieróglifos, constituíram um mistério indecifrável e, talvez, Thot tenha sido mesmo sábio, ao reservar certos conhecimentos secretos a alguns iniciados e escondê-los do grande público, tal parece ser o ponto de vista dos escribas (aquele cuja profissão é escrever e que gozam de consideração e poder), os únicos que conseguiam ler os sinais enigmáticos, grafados da direita para a esquerda.
Em Hermópolis, cidade de Thot, há uma quantidade impressionante de múmias de íbis e de babuínos.
O íbis é uma ave pernalta de bico longo e recurvado. Existe uma espécie negra e outra de plumagem castanha com reflexos dourados, mas era o íbis branco ou íbis sagrado, que era considerado pelos egípcios como encarnação do deus Thoth.
Essa ave tem parte da cabeça e todo o pescoço desprovido de penas. Sua plumagem é branca, exceto a da cabeça, da extremidade das asas e da cauda, que é muito negra. Um homem com cabeça de íbis, era outra das representações daquele deus.
Na simbologia, o íbis representa o pássaro sagrado para os antigos egípcios, que o consideravam o inventor da escrita e o deus da sabedoria. Está relacionado à morte, ao julgamento das almas e à espiritualidade, está também associado à lua crescente.
O babuino ou cinocéfalo é um grande macaco africano, cuja cabeça oferece alguma semelhança com os cães. No antigo Egito este animal estava associado ao deus Thoth, considerado o deus da escrita, do cálculo e das atividades intelectuais.
Era o deus local em Hermópolis, principal cidade do Médio Egito. Deuses particularmente numerosos parecem ter se fundido no deus Thoth: deuses-serpentes, deuses-rãs, um deus-íbis, um deus-lua e este deus-macaco.
A primeira série de selos comemorativos foi emitida em 1925, para marcar o Congresso Internacional de Geografia, ocorrido no Cairo. Os 3 selos (Scott: 105/107), com valores faciais de 5 milliemes (marrom), 10 milliemes (vermelho) e 15 milliemes (azul), mostram Thoth escrevendo o nome do rei Faud.
O primeiro selo comemorativo do Egito ampliado abaixo.
Thoth the Wise was the oldest medical deity of Egypt. He lived about 5000 BC. He is usually depicted with the head of an Ibis, and was generally considered the ' Source of All Wisdom '.
The ancient Greeks called him Hermes Trismegiastos or Moon God. He was the God of Healing to whom the Ibis and the cynocephalic (dog-shaped) baboon were sacred.
His Sacred Book, consisting of 42 volumes, included 6 volumes of medical knowledge. The Ebers Papyrus is believed to be a copy of his original writing.
Página Turismo
Última atualização: 01/04/2006.
--------------------------------------------------------------------------------
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário